Os vaga-lumes e a Turma da Formiguinha

Os bichos de jardim continuam encantando a Turma da Formiguinha. Como vocês já sabem, o bicho que estamos estudando agora é o vaga-lume. No calendário de atividades especiais do mês de outubro, pedimos para as famílias enviarem para a Escola materiais de pesquisa sobre o tema. Mais uma vez, não fomos decepcionados e recebemos muitos materiais interessantes sobre esses bichinhos tão encantadores.

Começamos os nossos estudos fazendo uma seleção das informações que recebemos e descobrimos que os vaga-lumes são uma espécie de besouro que produzem a sua própria luz e se alimentam do néctar ou do pólen das flores.

Descobrimos também que eles não picam humanos como os pernilongos. A luz que eles emitem pode ser verde, amarela ou laranja. Por último, e ao contrário do que todo mundo pensa, descobrimos que a luz dos vaga-lumes sai da barriga e não do bumbum.

Depois de tantas descobertas uma das crianças disse que já tinha assistido um episódio do “Show da Luna”, que contava tudo aquilo que tínhamos aprendido em nossa pesquisa. Então aproveitei o momento e perguntei para as crianças se elas gostariam de assistir ao vídeo também. Elas adoraram a ideia!

Levamos o notebook para a sala de aula e assistimos ao episódio “Porque os vaga-lumes piscam?”. As crianças se divertiram muito e conseguiram identificar no vídeo cada uma das informações que viram durante a pesquisa.

Agora, a Turma da Formiguinha já sabe o próximo bicho que quer estudar: são os caracóis.

Em breve mandaremos notícias sobre os caracóis!

Abraços da Turma da Formiguinha!

FOTO1