Pequenos entrevistadores…

Dia de horário integral é dia de atividade com muita diversão! Com o objetivo de trabalhar conceitos matemáticos, como quantidade e construção de gráficos, assim como trabalhar a interação entre os dois grupos, decidi propor para o 1º Ano uma atividade em duplas.

Primeiro, contei para as crianças que iríamos fazer uma pesquisa e aproveitei para trabalhar o conceito deste termo. Expliquei para elas que, para realizar tal pesquisa, entrevistaríamos alguns funcionários da Escola Recreio com o objetivo de registrar qual a fruta favorita de cada um entre as quatro opções que iríamos apresentar. E é claro que trabalhamos também o conceito de entrevista.

Depois de muita conversa, e de decidirmos quais seriam as duplas, quais seriam as opções de frutas e quais funcionários do Recreio seriam entrevistados, as crianças saíram empolgadíssimas pela escola para realizar as entrevistas.

Com as entrevistas concluídas, hora de voltar à sala de aula para fazer o levantamento de dados.

— Marcella, mas o que é isso?

Pausa novamente para mais uma explicação! Esclarecimentos feitos, começamos a anotar no quadro o resultado da entrevista de cada dupla.

Agora que já tínhamos os dados da pesquisa estávamos prontos para construir o nosso gráfico. Primeiro, construímos um gráfico gigante no quadro. Em seguida cada criança construiu seu próprio gráfico numa folha.

Com os gráficos prontos ficou muito mais fácil responder algumas perguntas, como qual a fruta preferida dos funcionários e qual a menos votada, por exemplo.

A atividade foi cheia de aprendizado e significado para a turma, pois as crianças participaram ativamente de todo o processo e se divertiram pra valer.

Essa turminha está animadíssima para aprender e se divertir muito no 1º Ano. Aguardem mais novidades em breve!

Abraços!

Professora Marcella Grigorini

entrevista

56895_c5ede249-9ffd-45b8-ba12-d05942ec6cf9

56896_81c0686e-8ad8-4af1-9c7b-c9edebf49848

Fotos: Marcella Grigorini