Pequenos investigadores

No final de uma de nossas rodas de conversa sobre o projeto Experiências Culinárias Divertidas, decidi propor uma nova brincadeira para as crianças em que cada uma delas deveria me dizer o nome de um alimento saudável. E elas foram logo dizendo: banana, alface, tomate, arroz, ovo, batata frita…

— Batata frita? – questionei o grupo.

Imediatamente uma das crianças respondeu que batata frita não é um alimento saudável porque tem muito sal.

— Será? – perguntei novamente.

Algumas crianças concordaram com o colega e outras não. Continuamos a brincadeira e logo alguém citou o sorvete. Novamente uma criança se manifestou dizendo que sorvete não é um alimento saudável porque tem muito açúcar.

Perguntei para a turma como poderíamos descobrir se a batata frita e o sorvete eram ou não alimentos saudáveis e as crianças ficaram paradas, sem resposta. Então disse que poderíamos perguntar para a nutricionista do Recreio e elas continuaram me olhando, como se estivessem querendo me perguntar qual o significado da palavra nutricionista.

Entendendo o porquê do silêncio da turma, expliquei que o nutricionista é o profissional que cuida da alimentação das crianças e dos adultos. Aproveitando a oportunidade, contei que temos uma nutricionista na Escola Recreio e perguntei o que as crianças achavam de convidá-la para nos ajudar a tirar essa dúvida. Imediatamente as crianças aceitaram minha sugestão e ainda ajudaram a escrever um bilhete convite para a nutricionista.

No dia combinado, apresentei a nutricionista Lívia para as crianças em uma roda de conversa. Todos ficaram muito empolgados e logo se lembraram de perguntar sobre a batata frita e o sorvete.

A Lívia explicou para as crianças que batata frita e sorvete realmente não são alimentos saudáveis. O sorvete tem muita gordura e muito açúcar, por isso, é melhor dar preferência aos picolés de frutas. Lívia ainda explicou que a batata, por exemplo, é um alimento muito saudável, mas depende da maneira como ela é preparada para o consumo. Ela falou também que não tem problema comer batata frita e sorvete de vez em quando.

As crianças gostaram tanto da visita da Lívia que nem queriam que ela fosse embora. Agora, toda vez que a encontram pelo Recreio, abrem um largo sorriso.

Nossos estudos não param por aqui. Aguardem as novidades!

Professora Marcella Grigorini

turma da marcella assi