- Auxiliar na formação das crianças, para que cresçam como pessoas criativas, autônomas, conscientes e críticas, capazes de adotar condutas adequadas em diversas circunstâncias morais, afetivas e cognitivas, aptas a defender seus direitos e assumir seus deveres.
- Proporcionar um ambiente no qual as crianças desenvolvam autonomia do ponto de vista moral e cognitivo, acreditando em suas capacidades e percebendo suas limitações.
- Promover momentos favoráveis à construção da autoestima.
- Fomentar o conhecimento do próprio corpo, assim como de suas potencialidades e limites, dando a devida importância aos cuidados para com a saúde e o bem-estar.
- Promover situações de interação nas quais as crianças possam se relacionar cooperativamente entre si e com outras pessoas.
- Estimular uma postura de curiosidade.
- Incentivar a expressão de ideias, emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
- Auxiliar a tomada de consciência dos processos de construção de conhecimento.
- Criar um ambiente que favoreça a aprendizagem dos conteúdos curriculares.
- Promover situações nas quais as crianças possam conhecer diferentes manifestações culturais com interesse e respeito.
- Abrir caminhos a conhecimentos que não são construídos espontaneamente no ser humano.