A teoria de Piaget tem sido a linha mestra para o Recreio, pela inter-relação estabelecida entre os aspectos práticos, intelectuais, perceptivos, cognitivos e afetivos do desenvolvimento da personalidade. Nos diferentes estágios de desenvolvimento, as possibilidades de ação do sujeito sobre o meio, o nível de organização das estruturas e as transformações das competências e das habilidades são norteadores para que os educadores cumpram com eficiência sua função de ensino.

O Recreio considera fundamental a contribuição de Henri Wallon. Segundo ele, a inteligência humana se desenvolve a partir do sistema emocional, tese hoje confirmada pelas descobertas recentes da neurociência, que destaca que, em toda ação cognitiva, áreas cerebrais da emoção são mobilizadas e que o indivíduo que aprende está se desenvolvendo enquanto personalidade e membro de um grupo cultural, não sendo, portanto, meramente um sujeito cognitivo.

Finalmente, a proposta pedagógica do Recreio contempla as oportunidades para o desenvolvimento expostas por Elvira Souza Lima, tendo como base os recentes estudos sobre o cérebro, o sistema nervoso e suas implicações para a educação: o tempo, o espaço, a comunicação, as práticas culturais, a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação.