As reflexões metodológicas do ensino e a compreensão do processo de aprendizagem devem visar à transformação do pensamento e a construção de novos conhecimentos na interação do sujeito com o meio. Na educação construtivista, os objetos de conhecimento e o modo de pensar dos alunos estão em constante processo de transformação.
Piaget, amplia o conceito dialético da construção do conhecimento, fortalecendo, através da epistemologia genética, os caminhos do construtivismo. Assim, sua psicologia genética traz informações relevantes para o entendimento do misterioso funcionamento da inteligência humana e das diferentes estruturas em cada etapa do desenvolvimento, sendo sua compreensão de inestimável valor à educação infantil.
Há uma opção filosófica pela forma dialética de conceber o conhecimento humano, especificamente pelo construcionismo de Kant, por representar uma síntese das visões empirista e racionalista, que lança as bases de uma visão construtivista do conhecimento humano. Segundo Kant, o objeto de conhecimento é uma construção inteligente do sujeito e, para haver conhecimento, deve existir uma interação entre o sujeito e o objeto, transformação e síntese.
São fundamentais as ideias de que existem pontos em comum no desenvolvimento de todos os indivíduos e de que o crescimento pessoal depende da assimilação de formas socioculturais. É essencial a percepção de que os alunos são membros ativos da sociedade em que vivem e de que a criança é, desde o nascimento, um ser de sensações, necessidades, emoções e pensamentos e que, portanto, ela não pode ser vista como um projeto de futuro.
A Educação Física tem como objeto de estudo e de atuação o corpo e seus movimentos, bem como o corpo em movimento. A proposta do Recreio é possibilitar que cada criança descubra e desenvolva suas potencialidades psicomotoras, ampliando sua capacidade de expressar-se, mover-se e conviver harmoniosamente com seu corpo em sociedade.
Coordenação, equilíbrio, noção espaço-temporal, ritmo, expressão corporal e lateralidade são alguns aspectos do desenvolvimento psicomotor que se trabalha através de atividades lúdicas propostas às crianças, desafiando a conquista de novos patamares.
No Recreio, o trabalho com a informática começou em 1996, quando, mesmo com poucos recursos em softwares para a educação infantil, a equipe aceitou o desafio e criou formas de inserir as crianças no uso dessa ferramenta.
Ao experimentar novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos. Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e gestos, elas se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas. No Recreio, a prática educativa é organizada de forma que as crianças desenvolvam a capacidade de:
Além de propiciar aos alunos a oportunidade de participar de inúmeras atividades de movimento coordenadas pela professora em sala de aula, a Escola investe na realização de atividades complementares, como a Educação Física e a Psicomotricidade Relacional (Vivência).
O Recreio busca oferecer condições para que as crianças aprendam a conviver em sociedade, articulando seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, estabelecendo vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
No que diz respeito à natureza, a Escola acredita que a interação com o meio natural leva a criança a fazer perguntas e procurar respostas, aprendendo sobre um conjunto de fenômenos naturais. O papel dos educadores é o de provocar a formulação de perguntas, explicações e conclusões individuais e coletivas, confrontando ideias sobre o tema, com a intenção de que as crianças ampliem seus conhecimentos sobre a flora e a fauna e valorizem atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. Pretende-se que a criança observe e explore a natureza com atitude de curiosidade, percebendo-se, cada vez mais, como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
Os trabalhos de Arte que o Recreio propõe às crianças seguem dois princípios: o prático e o reflexivo. Ao planejar as atividades, o professor deve considerar as seguintes orientações:
A educação musical possibilita que se aflore uma infinidade de ideias, sentimentos, sensações e emoções nos educandos, estimulando sua criatividade e promovendo seu desenvolvimento musical, social e cultural. O Recreio utiliza variadas estratégias, visando a utilização expressiva do corpo e da voz, assim como a exploração do movimento.
Os alunos têm a oportunidade de manter contato com materiais sonoros de timbres diversificados, utilizados para a interpretação ou o acompanhamento de canções, poesias ou parlendas, bem como para a criação sonora de pequenas peças musicais. As crianças também são incentivadas a ampliar sua cultura, ao manter contato com diversas manifestações folclóricas, populares ou eruditas, ao mesmo tempo em que ativam sua atenção, concentração, organização e percepção musical.
No Recreio, a ética é considerada objeto de conhecimento, na medida em que a Escola acredita que a reflexão sobre comportamentos e regras deve ser uma prática vivenciada frequentemente por todos os envolvidos no ambiente educativo.
Considera-se, em primeiro lugar, que o ambiente da instituição e da sala de aula deve ser construído por todos os seus membros (“ambiente cooperativo”), observando-se que as relações interpessoais se desenvolvem melhor quando são adotadas algumas condutas morais como valores pessoais.
Para se cooperar efetivamente, é necessário saber ouvir e se expressar, é preciso aprender a dialogar. O diálogo é considerado uma arte que necessita ser ensinada e cultivada e, a cada conflito surgido no grupo de crianças, procura-se empregar o diálogo para tentar resolvê-lo. A solidariedade também deve ser pensada e praticada pela criança em conjunto com os outros valores e, em sala de aula, estimula-se que os alunos se ajudem mutuamente, desenvolvendo as habilidades para o trabalho em equipe e as habilidades para lidar com as diferenças.
O Recreio entende que o ensino da matemática na Educação Infantil deve partir da ideia de que é através das tentativas de resolver diferentes tipos de problemas que as crianças desenvolvem as capacidades mentais tipicamente humanas: generalizar, refletir, deduzir, argumentar, etc. E nessas situações variadas estarão, também, aprendendo conceitos matemáticos relacionados aos conteúdos de números e sistema de numeração, grandezas e medidas, espaço e formas. Para isso, o professor utiliza jogos e outras situações problema, que surgem no cotidiano ou são provocadas por ele como estratégias didáticas.