No Recreio, a ética é considerada objeto de conhecimento, na medida em que a Escola acredita que a reflexão sobre comportamentos e regras deve ser uma prática vivenciada frequentemente por todos os envolvidos no ambiente educativo.
Considera-se, em primeiro lugar, que o ambiente da instituição e da sala de aula deve ser construído por todos os seus membros (“ambiente cooperativo”), observando-se que as relações interpessoais se desenvolvem melhor quando são adotadas algumas condutas morais como valores pessoais.
Para se cooperar efetivamente, é necessário saber ouvir e se expressar, é preciso aprender a dialogar. O diálogo é considerado uma arte que necessita ser ensinada e cultivada e, a cada conflito surgido no grupo de crianças, procura-se empregar o diálogo para tentar resolvê-lo. A solidariedade também deve ser pensada e praticada pela criança em conjunto com os outros valores e, em sala de aula, estimula-se que os alunos se ajudem mutuamente, desenvolvendo as habilidades para o trabalho em equipe e as habilidades para lidar com as diferenças.