Oral

O Recreio busca potencializar a capacidade de comunicação oral dos alunos, propiciando uma pluralidade de situações que lhes permitam se comunicar com eficácia e adequação – relatando e ouvindo fatos, desejos e sentimentos, elaborando e respondendo perguntas, explicando e argumentando suas idéias e pontos de vista. O professor é orientado a escutar a criança, dar atenção ao que ela fala e auxiliá-la na busca de significados. Os alunos também são estimulados a reconhecer as características, os usos e as funções da linguagem oral, a tomar consciência de sua importância e a refletir sobre as produções textuais orais próprias e alheias.

Escrita

Com uma postura de ensino embasada na visão construtivista, o Recreio pretende que o trabalho pedagógico realizado com a linguagem escrita permita às crianças, desde o maternal, ampliar ao máximo o conhecimento letrado com que chegam à Escola. Busca também auxiliar as crianças em sua formação de leitoras e produtoras de texto, proporcionando situações em que tanto elas quanto os adultos são usuários da linguagem escrita – situações que envolvam o uso de diferentes tipos de textos (bilhetes, etc.) e seus portadores (livros, revistas, jornais, etc.). Além disso, as crianças escutam textos lidos pelo professor e alunos e escrevem textos com objetivos específicos em situações reais de uso.