A Psicomotricidade Relacional é uma dinâmica que objetiva a manifestação expressiva e relacional do sujeito, através do brincar livre e espontâneo. Essa prática se apoia em uma atividade que privilegia o jogo em suas dimensões sensório-motora, simbólica e de regras. Seu objetivo é explorar de forma lúdica as estratégias relacionais da criança, visando o desenvolvimento de suas possibilidades de ação inteligente e criadora, assim como maior domínio pessoal das questões ligadas à afetividade e à emoção.

No Recreio, o trabalho de Psicomotricidade Relacional é realizado semanalmente com cada turma, durante 30 a 60 minutos. Sua estruturação metodológica segue um modelo de procedimentos composto por três momentos distintos e organizadores:

Reunião inicial – regras e combinados são construídos e/ou relembrados para assegurar e garantir um ambiente onde o jogo livre possa transcorrer com tranquilidade e espontaneidade.

Jogo livre – materiais pouco estruturados (bolas, bambolês, caixas de papelão, colchonetes, panos coloridos), escolhidos em função do projeto de atuação do psicomotricista, a partir das características das crianças e/ou grupos, facilitam a evolução do jogo em todas as suas possibilidades expressivas.

Fechamento – as crianças são estimuladas a falar de suas experiências vividas durante o jogo, em relação ao animador, a elas próprias e ao grupo, permitindo a tradução da ação e, consequentemente, a sua significação.