Qual foi o primeiro avião construído no Mundo?

testeiras_projetosfloresta

O projeto de estudos da Turma da Floresta sobre os aviões está animadíssimo. Depois de pedirmos uma ajudinha às famílias, muitas crianças trouxeram pesquisas sobre o primeiro avião construído no mundo. Como era de se esperar, a história do avião 14-Bis, construído pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, foi a que mais apareceu. Mas, nos materiais de pesquisas vindos de casa, as crianças também encontraram a história do avião Flyer e de seus criadores.

Até hoje, algumas pessoas acham que foi Santos Dumont quem inventou o primeiro avião. Mas outras acreditam que foram os norte-americanos criadores do Flyer, conhecidos como os irmãos Wright (Wilbur e Orville Wright) os donos dessa façanha.

foto1

A partir das informações que vieram de casa e de muita conversa e leitura em sala de aula, as crianças chegaram às suas conclusões e fizeram algumas comparações sobre os dois aviões:

 

— Santos Dumont fez o 14-Bis.
— O 14-Bis foi o primeiro avião que voou sozinho. Ele passou perto da Torre Eiffel, em Paris.
— O 14-Bis tinha rodas e o avião dos irmãos Wright não tinha.
— Santos Dumont teve que estudar sobre construção de máquinas.
— O 14-Bis foi feito de papel, bambu e alumínio.
— O Flyer foi feito de madeira, tecido e correntes de bicicleta.
— O Flyer precisava de ajuda para voar, por isso usou uma catapulta e trilhos.
— O avião dos irmãos Wright decolou da montanha e foi caindo, caindo, até aterrissar.
— O 14-Bis decolou do chão e foi subindo, subindo, depois ele aterrissou. E fez tudo sem ajuda.
— Muitas pessoas assistiram o voo do 14-Bis e poucas pessoas assistiram o voo do Flyer.
— Santos Dumont tentou voar com o 14-Bis várias vezes antes de conseguir fazer o voo em volta da Torre Eiffel.

foto1-jpg2
Depois dessa conversa, alguns dias depois, um colega que estava viajando, chegou com sua pesquisa e com novas informações. Com as novas pesquisas, as crianças descobriram que o desejo de voar vem de muitos e muitos anos atrás. As pessoas observavam os pássaros e tinham vontade de voar como eles. Algumas pessoas desenharam aviões observando os pássaros e fizeram várias tentativas de voar, que não deram certo. Teve gente que fez asas para colocar nos braços na tentativa de voar. O que também não funcionou.

foto3
Mas teve uma pessoa em especial, que se interessava muito pelo assunto e foi muito importante para a história e estudo dos aviões, o Leonardo da Vinci. Observando os pássaros e os morcegos, ele fez desenhos (protótipos) e vários estudos na tentativa de fazer um avião, no entanto, seus projetos ficaram só no papel. As crianças ficaram encantadas com alguns desenhos e com quem foi Leonardo da Vinci, o artista, escultor, pintor, arquiteto, filósofo, engenheiro…

foto4

Após a leitura e o estudo de todo material de pesquisa disponível, foi possível traçar uma linha do tempo do desenvolvimento do estudo e da construção dos aviões. E as crianças, em um texto coletivo, relataram a seguinte conclusão:

“Primeiro as pessoas observavam os pássaros e queriam voar como eles. Depois elas fizeram vários desenhos tentando construir os aviões. Aí a primeira coisa que conseguiram fazer para voar foram os balões, que voavam com o ar quente e sem motor. Santos Dumont, por exemplo, adorava os balões e os aviões. Ele estudou mecânica e construção em Paris. Ele fez o dirigível que tinha uma casinha embaixo e voava com motor. Depois ele fez o 14-Bis, que foi o primeiro avião que voou sozinho e sem ajuda externa. ”

foto5

E as crianças concluíram:

— O avião Flyer voou primeiro, mas não voou sozinho. Ele precisou de ajuda.

— Eles (os irmãos Wright) fizeram várias tentativas até conseguirem voar.

As crianças adoraram as pesquisas e as descobertas que fizeram. Elas fizeram vários registros para o livro que estão construindo sobre o nosso projeto. O próximo passo será descobrir como os aviões voam.

Aguardem!!

* Relato da professora Carolina Bahia – 1º Período – turno da manhã.

**Os desenhos representativos foram feitos pelas crianças da Turma da Floresta, de acordo com as discussões sobre o tema em sala de aula.