O estudo da Turma das Cores sobre as cobras continua bem interessante, pois a cada momento que falamos sobre o assunto as crianças fazem novas perguntas. Todos os dias conversamos sobre o tema nos momentos de roda e os pequenos curiosos dessa turminha relatam o que já sabem.
Nossa última descoberta foi sobre a função da língua para as cobras. Como as crianças estão muito envolvidas com o assunto, uma delas relatou que usa a língua para sentir o gostinho dos alimentos. Então aproveitei o momento e perguntei o que cada um gosta de comer.
— Juju, o bolo é muito bom!
— Eu gosto de pão de queijo.
— Biscoito redondinho!
— Gosto do almoço da escola.
— Pão de sal.
— Banana, maçã, melancia…
Durante os relatos da turma uma criança disse que a cobra gosta de comer folhas e frutas. Diante de tal afirmação, propus fazermos uma pesquisa sobre a alimentação das cobras. Após várias conversas mostrei para as crianças o curta “Planeta Animal – Cobras.”, do canal Crianças Inteligentes.
Inicialmente pensei que as crianças iriam se assustar com as imagens, mas elas se empolgaram e começaram a falar os nomes de vários animais que as cobras gostam de comer.
— A cobra come ratinhos.
— Cobra grande come jacaré!
— Ela gosta de carninhas.
— A cobra não gosta nada de frutas, e nem verduras!
Quando as crianças terminaram de assistir ao vídeo, ao retomar a conversa perguntei se elas ainda achavam que a cobra come folhas e frutas. Imediatamente algumas responderam que não.
— Juju, as cobras gostam mesmo é de comer bichinhos!
Concordei e expliquei para o grupo que as cobras são carnívoras e se alimentam de outros animais. Logo que terminei a explicação as crianças começaram a falar se gostavam ou não de carne:
— Ju, gosto de carne de frango!
— Eu não gosto de carne!
— Huuumm…. Carninha redondinha no pão.
— Gosto de carne no almoço.
No dia seguinte, durante a nossa roda de conversa, mostrei para as crianças algumas imagens de alimentos e pedi que pegassem somente as dos alimentos que elas gostam. Depois misturei com as imagens de animais que as cobras gostam de comer (sapo, jacaré, rato, aves, aranha, etc.) e pedi para elas pegarem as imagens dos alimentos que as cobras gostam. As crianças se empolgaram com esse jogo que resolvemos chamar de “Quem come o que?”.
O jogo segue fazendo sucesso na turma. Todos os dias as crianças pedem para brincar e dão gargalhadas quando um colega confunde a comida preferida do outro.
Como as crianças seguem muito empolgadas, perguntei se elas gostariam de levar o jogo para apresentar aos familiares e todas gostaram da sugestão.
— Ju, minha vó vai ficar com medo das cobras!
— Obá! Vou levar o jogo!
— Esse jogo é muito divertido!
Continuaremos o nosso estudo sobre as cobras e em breve enviaremos mais notícias!
Beijos!
Professora Juliana Xavier
Fotos e vídeos: Nathalia Rodrigues