Toda lagarta vira borboleta?

Logo no primeiro dia de aula realizamos uma roda de conversa e vários assuntos surgiram. Falamos sobre as férias, sobre o novo ano e suas novidades, sobre os novos amigos, novos professores, etc. Todos pareciam estar com muita saudade do ambiente escolar e dos colegas.

A conversa transcorria bem animada quando, de repente, uma criança descobriu uma lagarta dentro da sala. Ela já estava pendurada e pronta para formar um casulo.

Todos se levantaram curiosos para ver de perto e várias perguntas surgiram.

— Fana, por que a lagarta está presa?

— Será que ela está dormindo?

— Será que ela vai virar borboleta?

— Todas as lagartas viram borboletas?

Essa última pergunta despertou ainda mais a curiosidade do grupo e uma das crianças deu uma ideia muito legal: estender a pergunta aos pais na hora da entrada ou saída.

Resolvemos então fixar uma folha na porta da sala com a seguinte pergunta:

— Todas as lagartas viram borboletas? Sim ou não?

As famílias foram bem participativas e a maioria respondeu que NÃO.

Mas… será?

Começamos a conversar sobre o assunto em roda para que pudéssemos esclarecer dúvidas e aprender com os colegas. Pesquisamos e descobrimos que a lagarta-do-coqueiro se transforma em borboleta. E quais seriam os outros tipos de lagartas que se transformam? Continuaremos na busca pelas respostas…

Voltando à lagartinha da nossa sala, todos os dias as crianças corriam para observá-la logo que chegavam. Após dois dias ela já havia construído um casulo e as crianças ficaram ainda mais curiosas, pois queriam saber onde estava a lagarta e o que tinha acontecido.

Então expliquei para a turma que dentro do casulo o corpo da lagarta se modifica. Ela entra em uma fase de pupa (ou crisálida) e continua o processo de transformação até que possa renascer como uma borboleta.

Fizemos vários combinados para proteger o casulo e as próprias crianças se empenharam em cumprir todos. Inclusive, diariamente elas lembravam do combinado de apenas observar o casulo, sem tocar.

Após 12 dias de espera tivemos uma surpresa. A tão esperada borboleta nasceu! Aconteceu pela manhã, mas, no período da tarde, ela ainda continuava em nossa sala.

As crianças observaram um líquido caído no chão, próximo ao local onde estava o casulo. Uma delas até disse que era parecido com sangue. E lá fomos nós pesquisar o que era e descobrimos que este líquido se chama “mecônio”.

Percebemos que a borboleta ficou quietinha por muitas horas num cantinho da sala. Novamente decidimos buscar mais informações para descobrir o motivo. Então vimos que, na verdade, ela precisava se fortalecer e esperar suas asas endurecerem para depois voar.

A borboleta já havia voado para fora da sala quando retornamos do feriado de Carnaval e as crianças ficaram felizes em saber que ela tinha ido procurar a sua família. Mas consegui tirar uma foto da borboleta no jardim e mostrei para as crianças como ela estava linda perto de uma flor.

No período em que as crianças observaram o casulo – enquanto aguardavam a chegada da borboleta – contei para o grupo as histórias “Uma lagarta comilona” e “ A primavera da lagarta”, o que enriqueceu ainda mais o trabalho. As crianças também realizaram desenhos de observação e colagens para representar a lagartinha.

Agora estamos pesquisando se realmente todas as lagartas podem virar borboletas. Querem nos ajudar?

Aguardem as notícias sobre as nossas descobertas!

Professora Stefania Navarro

Fotos: Stefania Navarro

324654_c1ffb6bf-9994-4190-a83f-f49a2e2055aa

borboleta