Por Comunicação Recreio
Todos os anos o Arraial do Recreio reúne famílias, amigos e toda animação do universo. É um evento que aproxima as pessoas e promove momentos de confraternização, de inclusão e de muita alegria. Este ano a festa não foi diferente. Teve muita gente bonita, brincadeiras e muita emoção. As danças foram sensacionais, empolgantes e (claro!) lindas.
A decoração da Escola estava maravilhosa, com os trabalhinhos das crianças e as flores coloridas produzidas pela equipe Recreio. Pelo terceiro ano consecutivo o Restaurante Verdinho forneceu as comidas e as bebidas. E que comilança boa eles promoveram! Estava tudo muito gostoso.
Para as famílias do 1º Ano, a festa teve um gostinho de despedida, pois este ano as crianças da turma estão encerrando o ciclo da Educação Infantil. Raquel Campos, mãe da Clara e do Bernardo, alunos do 1º Ano e 1º Período, se emocionou ao contar que participou das últimas cinco festas juninas da Escola.
“São cinco anos de Recreio. Cinco anos muito intensos e de muita alegria. A festa junina representa muito do que é a escola. Essa coisa de construir junto, das crianças participarem com alegria, delas direcionarem o que vão aprender. É uma escola sensacional. Estamos vivendo o momento da partida, mas sabendo que os meninos estão saindo com uma base fenomenal. Só tenho a agradecer ao Recreio por ser essa referência que a escola é pra gente e para os meninos. Eles estão levando o que eles viveram aqui no coração, e a gente também.”, declarou Raquel.
Para outras famílias, no entanto, a festa foi a primeira de muitas que ainda viverão. O certo é que todas as famílias, do Maternal I ao 1º Ano, se emocionaram. Regina Porto Cunha, vovó da Antônia – aluna do Maternal II, relembrou do tempo em que procurava escolas para os filhos e do carinho que nutre pelo Recreio há 30 anos.
“Essa é a minha primeira festa junina no Recreio como vovó, mas meu amor pela escola é antiquíssimo. Foi a primeira escola que visitei para colocar o meu filho 30 anos atrás. Eu simplesmente estou apaixonada pela escola e pela inclusão que ela promove. Aqui a gente vê que são todos iguais, cada um na sua deficiência e na sua eficiência. Simplesmente acho essa escola maravilhosa por isso. Minha neta amou o Recreio desde o início. Eu que venho trazê-la todos os dias fico encantada com os professores, porteiros, faxineiras, com todo mundo. É um amor de 30 anos. O Recreio está de parabéns e não pode nunca acabar.”, contou Regina.
O sentimento das crianças era de orgulho e felicidade. E não era para menos. As danças foram lindas e emocionantes. Aluna do 1º Ano do Ensino Fundamental, Júlia Walger contou como foi a festa para ela.
“Nossa festa junina foi muito legal! A minha Turma da Amizade com Poesia dançou muito bem. O meu par não gostava de festa junina, mas eu ajudei ele. E a gente dançou tão bonito que eu amei. Agora meu par gosta de dançar [dança de] festa junina. Porque a gente se deu muito bem. E a gente dançou tão bem que a minha professora Bruna ficou muito orgulhosa. Ela ficou muito apaixonada com a nossa dança. Nós treinamos muito o caracol e conseguimos fazer. Ficou muito bonito. A professora Denise até nos deu parabéns. A gente estava treinando, né? Depois que a dança acabou a gente foi brincar um pouquinho. Todo mundo dançou bem e eu fiquei apaixonada.”, relatou Júlia.
O escritor de histórias infantis, Ronaldo Simões Coelho, vovô da Clara e do Bernardo, também adorou a festa e destacou como vê as crianças aqui no Recreio. “Aqui as crianças são felizes e isso que é importante. As crianças são fantásticas. Já participei de umas quatro festas juninas do Recreio e elas sempre são ótimas. Hoje também a festa estava ótima e divertida.”, disse.
Confira outros depoimentos emocionantes do Arraial do Recreio 2019:
“Essa é a nossa última festa junina na Escola Recreio e o coração já está apertado. A gente está encerrando este ano o segundo ciclo de Recreio. O primeiro foi com o Lucas, nosso filho de dez anos, e agora com o Gael. Não tenho nem palavras para falar o que essa escola foi nas nossas vidas. O que ela trouxe pra gente e para os nossos filhos foi muito carinho, muito amor, muito aconchego, tudo de bom. Essa escola é maravilhosa. A gente só tem coisas boas e só vai levar lembranças maravilhosas e incríveis. O coração já começa a apertar agora no meio do ano, mas a nossa ligação e a nossa gratidão vai ser eterna. O Recreio vai estar sempre guardado nas nossas melhores memórias e nas melhores memórias dos nossos filhos, que passaram a primeira infância deles aqui. E eu tenho certeza que eles vão guardar isso no fundo do coração, assim como nós, os pais. Obrigada, Recreio!” (Patrícia Cardoso, mãe do Gael – aluno do 2º Período)
“Eu achei a festa junina muito legal e gostei de ver todo mundo lá em volta. Meu par estava meio sério, mas acho que foi por causa da vovó dele que morreu pertinho da festa junina. Ou também ele estava com um pouquinho de vergonha. Mas foi bem legal. O meu papai disse que eu estava pulando igual uma pipoca.” (Valentina Loureiro Camelo, aluna do 1º Ano do Ensino Fundamental)
“Eu achei a dança muito legal. No comecinho, quando eu entrei, fiquei um pouquinho envergonhada. Mas quando a dança começou eu parei de sentir vergonha. Eu achei a galera muito legal. Adorei. E eu também vi a dança da Alci e a do meu irmão. Eu adoro dançar na festa junina. Nunca na minha vida eu quero perder uma festa junina.” (Clara Campos Simões Coelho, aluna do 1º Ano do Ensino Fundamental)
“Não sei como explicar, mas a festa junina do Recreio é muito diferente de outras escolas. Tem um clima diferente. Já fui em outras festas juninas e não é a mesma coisa. O Recreio tem outra ‘vibe’. As pessoas são mais felizes. Parece que os professores e funcionários se juntam e animam a festa. Eu acho isso muito interessante. Por isso, todo ano eu gosto de voltar. Curto muito estar aqui. Eu vejo que as danças mudaram um pouquinho do que era quando estudava aqui, mas ficou muito legal assim também. Mesmo eu não dançando agora, a festa é muito legal.” (Elisa Silva, ex-aluna da Escola Recreio)
“Adorei a festa. Foi tudo muito bom e muito bem planejado. Os meninos e as professoras dançaram direitinho, as coreografias estavam bem ensaiadas, amei. Também achei muito bom o astral da escola. Venho quase todo ano e adoro!” (Bel Pellegrinelli)
“Achei tudo muito legal. As dancinhas foram muito bem organizadas e muito animadas. Participei da quadrilha dos adultos, comi de tudo e estava uma delícia. Adorei, principalmente, a dança do Francisco.” (Júlia Pellegrinelli)
“É minha primeira festa junina no Recreio e estou encantada. A gente foi super bem recebido. A Letícia não teve adaptação aqui na escola. Ela chegou e já parecia que era da turma. Ela falou a semana inteira da dança e estava super feliz. Foi lindo! Fiquei muito emocionada e com vontade de chorar de emoção, de tão linda que a dança foi. Todos eles pulando, vibrando… Ninguém ficou para trás. A Letícia foi muito bem acolhida por essa turminha. Ela adora todo mundo.” (Danielle Giorgini, mãe da Letícia – aluna do 1º Período)
Fotos: Simone Villani