No Recreio, desde cedo as crianças são estimuladas a construir uma identidade para o grupo em que estão inseridas. Em todas as turmas, são elas que definem como querem ser chamadas coletivamente ao longo do ano. E o processo que envolve a escolha desse nome passa por uma série de acontecimentos que variam de acordo com a idade.
Em nossa turma, por exemplo, esse processo se deu de maneira curiosa. Por um bom tempo, a turma se identificava como Turma do Palhaço, nome sugerido pelas crianças depois de produzirem o primeiro trabalho em grupo: um palhaço de papelão colorido com tinta guache. Diga-se de passagem, o trabalho ficou lindo e a participação de cada uma das meninas foi encantadora. O resultado foi sensacional!
Como o trabalho ficou exposto fora da sala, logo que as crianças chegavam à Escola, elas olhavam para ele e se sentiam recepcionadas, sempre fazendo comentários. Referiam-se ao palhaço com alegria e carinho, ou seja, foi um trabalho marcante para o grupo!
Durante muito tempo, as crianças mantiveram a mesma opinião em relação ao nome da turma. Paralelamente, as sondagens e as investigações sobre o assunto aconteceram desde os primeiros dias de aula. Até que um dia uma das crianças sugeriu outro nome: Turma da Bola. Festejamos! Com isso, fizemos nossa primeira votação e, mais uma vez, a maioria escolheu Turma do Palhaço.
Para que as crianças pudessem entender a importância do nome para a turma, pedi uma a uma que falasse seu próprio nome. Então expliquei que o nome da turma é a identidade do grupo para as outras pessoas da Escola. Professores, crianças de outras salas, o papai, a mamãe, todo mundo iria saber quem eram elas.
E foi observando o grupo que percebi outros interesses, dentre eles, o interesse pelos fenômenos da natureza como a chuva, o sol, o arco-íris, e que podem ser constatados também nas escolhas dos livros de histórias.
A partir daí, resolvi apresentar para as crianças imagens desses fenômenos, junto com imagens do palhaço e da bola, e sugeri que escolhêssemos novamente o nome da nossa turma entre essas opções. As crianças nomearam e identificaram cada uma das imagens e, em seguida, participaram de uma votação para eliminar os nomes menos votados, restando como finalistas os nomes Turma da Bola e Turma do Sol.
Em mais uma votação, com cinco votos para Turma do Sol e dois votos para Turma da Bola, chegamos ao resultado final. E foi o sol que encantou os olhinhos e os coraçõezinhos das nossas meninas! Agora, somos a Turma do Sol!
Abraços!
Professora Antônia Gomes