Uma doce escolha…

Logo nos primeiros dias de aula, as crianças me perguntaram se a nossa turma continuaria a ser chamada de Turma dos Amigos. Então disse para elas que se elas quisessem, sim. As crianças me responderam quase que em coro que não, que elas gostariam de escolher um novo nome para o grupo. Perguntei por que queriam tanto um novo nome e elas me responderam:— Porque a gente cresceu, ué!
— Porque a Turma dos Amigos está velha já!
— Porque a gente não precisa desse nome mais!
— Porque a sala é nova!Decisão tomada, começamos a pensar em sugestões de nomes novos. Turma da Alegria, Turma do Melão, Turma dos Bichos, Turma das Artes, Turma da Garrafinha, Turma do Coração, Turma do Coco, Turma dos Dinossauros e Turma do Amor foram as ideias que surgiram.
Conversamos sobre todas as sugestões e chegamos à conclusão de que precisávamos tirar algumas delas, como Melão e Coco, por exemplo, pois o nome da nossa turma tinha que ter a ver com a gente, o que não era o caso das duas frutas.Fizemos sucessivas votações até que restaram apenas duas opções: Turma do Amor e Turma do Coração.Para a escolha final, combinamos de fazer uma votação secreta, aquela que “ninguém pode saber de nada”, segundo as crianças. Montamos uma espécie de cabine de votação e colocamos uma urna onde cada um poderia depositar o seu voto.Depois de muito suspense iniciamos a apuração. Contamos todos os votos e um quase empate aconteceu. Apenas dois votos decidiram o resultado: TURMA DO AMOR!

Após muita comemoração eu perguntei para as crianças por que elas tinham escolhido esse nome e uma delas me respondeu:— No ano passado a gente aprendeu a ser amigo. Este ano a gente não precisa brigar mais. É só ter amor!E todas as outras crianças concordaram! Essa turminha é mesmo muito especial…Um abraço!
Professora Marcella Grigorini

foto com legenda