Uma escolha recheada pelo desejo de aprender

Este ano as crianças voltaram das férias muito animadas e falantes. Em nossa primeira roda de conversa elas perguntaram se o grupo continuava sendo a Turma da Pipoca, já que eu e a Teté éramos as professoras delas novamente. Então expliquei que elas não estavam mais no Maternal III, mesmo continuando com as mesmas professoras, e imediatamente uma das crianças perguntou:

— Então vocês também foram para o 1º Período?
— Exatamente! – respondi.

Aproveitei a oportunidade para explicar que se elas quisessem continuar como Turma da Pipoca não teria problema. Mas as crianças foram unânimes. Elas queriam sim escolher um novo nome para o grupo.

Começamos a conversar sobre o assunto e muitas ideias surgiram. Turma da Boneca e do Unicórnio, Turma do Homem-Aranha, Turma do Tubarão, Turma da Piscina, Turma da Areia, Turma do Arco-íris, Turma da Flor, Turma da Frozen, Turma do Lego, Turma das Letras e Turma dos Números foram as sugestões iniciais.

Por vários dias conversamos sobre estes nomes e chegamos à conclusão de que o nome da nossa turma tinha que ter a ver com todas as crianças. Nomes como Homem-Aranha e Frozen, por exemplo, não representariam todos do grupo.

Decidimos então retirar esses nomes da disputa e iniciamos as votações. E foram várias até que restaram apenas duas opções: Turma das Letras e Turma do Arco-íris.

Para a escolha final, construímos uma espécie de cabine de votação e convidamos as crianças, uma a uma, para irem até a “urna” votar. Depois iniciamos a contagem dos votos e descobrimos que a grande maioria escolheu Turma das Letras.

As crianças ficaram muito entusiasmadas e comemoraram muito o resultado. Quando perguntei por que elas tinham ficado tão felizes pela escolha desse nome, imediatamente elas me responderam quase em coro:

— Porque a gente cresceu e agora está no 1º Período!

E uma delas ainda completou:

— E a gente quer saber tudo sobre as letras!

Este ano com certeza será de muito aprendizado e descobertas para essa turminha!

Um abraço!
Professora Marcella Grigorini

assinada