Uma pesquisa encantadora…

A Turma da Formiguinha continua estudando os bichos de jardim. Agora as crianças aprenderam um pouquinho sobre as borboletas.

Ao iniciar a conversa com o grupo, primeiro perguntei o que eles já sabiam sobre borboletas. Prontamente, nossos pesquisadores incansáveis responderam:

— Elas voam!
— Voam com as patinhas!
— Não! Elas voam com as asas!
— Elas são lindas!

Então perguntei para as crianças se elas sabiam de mais alguma coisa e uma delas respondeu que não. Com isso, propus que iniciássemos o nosso estudo pesquisando nos livros da biblioteca e na internet. Imediatamente uma criança sugeriu que procurássemos as informações no Google e outra perguntou o que era isso.

Antes que eu pudesse explicar do que se tratava, outra criança se adiantou respondendo que era “uma coisa com um nome muito esquisito”. Logo novamente outra criança disse que o Google era “o local onde o seu pai encontrava todas as coisas”.

foto2_1

Expliquei para a turma que o Google é mais ou menos isso mesmo, ou seja, é um site onde encontramos várias informações. Após esclarecer o grupo sobre o assunto, levei o computador para a sala de aula e iniciamos a nossa pesquisa (no Google, é claro!).

Encontramos um vídeo que explicava tudo sobre as borboletas. As crianças ficaram tão encantadas e admiradas assistindo ao vídeo que fizeram vários comentários:

— Nossa! Nasceu uma lagarta de dentro do ovo!
— Shiiiu! Silêncio! Vamos ouvir!
— Ela come folhinhas!
— Ela fez um casulo!
— Casulo não, colmeia!
— Colmeia nada! Colmeia é coisa de abelha!
— Vamos ver gente! Ela vai virar borboleta!
— Eca! Essa eu não quero ver!
— Meu Deus! Nossa Senhora! Olha o que apareceu!
— Como ela fez isso?
— Eu não acredito nisso!
— Nem eu! É uma borboleta mesmo!
— E ela é linda!

Após passar um pouco a emoção fizemos um resumo de tudo que aprendemos sobre as borboletas e até descobrimos uma nova informação: a transformação da lagarta em borboleta chama-se metamorfose.

Essa turminha é mesmo muito curiosa e não se cansa! Já escolheu o próximo bichinho de jardim que quer estudar. São os vagalumes!

Abraços!

foto1