Outro dia vivenciamos uma experiência inusitada. Uma das crianças, o Eduardo, trouxe urucum da casa dos avós para mostrar ao grupo.
Fizemos uma roda de conversa para que todos pudessem apreciar o fruto e ele nos contou que aprendeu algo muito interessante sobre o urucum: os índios utilizam suas sementes, que são bem vermelhas, como um corante vegetal para pintar o corpo.
No momento em que estávamos em roda conversando sobre esse fruto, a Maria das Graças (que prepara a alimentação da Escola) apareceu na porta da sala e se interessou pelo assunto. Ela nos contou que as sementes de urucum também podem ser transformadas em colorau, um condimento muito usado na culinária. Ela ainda explicou que o colorau é usado para dar cor a alimentos como o arroz, o purê, o frango…
Depois que observamos, tocamos e conversamos bastante sobre o urucum, decidimos transformar suas sementes em tinta para usarmos em uma pintura livre. Na atividade também utilizamos duas cores diferentes de anilina e observarmos as texturas diferentes.
Toda a experiência foi muito legal! As crianças adoraram aprender sobre o urucum e gostaram mais ainda de realizar uma pintura com uma tinta preparada em sala.
Agradecemos ao Eduardo, sua família e à Da Graça por nos proporcionar este rico momento de aprendizados e descobertas.
Abraços!
Professora Marilene Araujo – Maternal III (tarde)
Fotos: Marilene Araujo e Lorena Lauriano