Visita ao MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

A Turma do Canguru do Coração reuniu, ao longo do primeiro semestre, uma coleção de pedras. A cada nova pedra que chegava em sala de aula as crianças se debruçavam para observá-la. E enquanto brincavam com as pedras da coleção, muitos questionamentos do grupo iam surgindo:

— Qual é o nome dessa pedra?
— De onde será que ela veio? Da estrada, da montanha, do mar ou de um vulcão?
— Por que algumas pedras são lisas e outras não?
— É uma pedra ou uma rocha?
— Toda pedra é preciosa?
— Tem pedras de todas as cores?

Com o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças sobre o tema, decidimos levar a turma ao MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, que abriga a coleção do antigo Museu de Mineralogia Djalma Guimarães.

Antes da visita, a turma recebeu em sala a diretora pedagógica da Escola Recreio, e responsável pela implantação do museu há alguns anos, Helena Mourão, que apresentou o espaço por meio de um tour virtual. Na preparação para a visita, as crianças ainda fizeram uma lista com perguntas sobre o tema para esclarecer com os guias do museu. Em seguida, as crianças da Turma do Canguru do Coração visitaram o equipamento e puderam conhecer um pouco do seu acervo de minerais. Confira como foi a conversa do grupo com o guia do museu:

Tem pedras de todas as cores?

— Sim. Todas têm pigmentos da natureza.

Com qual tinta os homens das cavernas desenhavam?

— Antigamente não havia tintas como hoje. Os homens desenhavam nas cavernas com os pigmentos encontrados na terra, nas folhas e em pedras.

Qual a diferença entre a pedra e a rocha?

— Na verdade tudo é rocha. Pedra é o nome popular.

A visita ao MM Gerdau despertou a curiosidade do grupo para outros assuntos relacionados ao tema e gerou muita conversa em sala de aula. Em breve compartilhamos com vocês o relato da turma sobre o roteiro da visita.

Um abraço!

foto1